top of page
Foto do escritorThayana Albuquerque Kirchhoff

A importância da atividade física para a saúde física e mental



A maior missão dos adeptos de um estilo de vida mais saudável é entender que a prática de atividade física vai além do emagrecimento. Este hábito é o grande segredo para manter a saúde física e mental em dia.


Parece óbvio, mas você sabia que até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa? É o que informa a matéria publicada no site da Organização Pan-Americana de Saúde.


Esse dado mostra que a maioria da população mundial não obtém os benefícios para saúde que poderiam derivar da atividade física e sabe quais os motivos para isso? Falta de motivação, sobrecarga da rotina, falta de tempo, entre outras barreiras impostas pela nossa rotina.


Assim, o post de hoje foi criado, justamente, com a intenção de derrubar esses obstáculos para que você possa tornar a atividade física, a principal aliada para o desenvolvimento da sua saúde física e mental.


Por isso, nós convidamos você a saber mais sobre o assunto. Boa leitura!

Quais os benefícios da atividade física para o nosso corpo?


Ainda que as barreiras pareçam ser inúmeras para que a prática de atividades físicas se torne uma rotina em nosso dia a dia, vale lembrar que os exercícios podem ser incorporados à vida diária de muitas maneiras diferentes. Andar, correr, caminhar, brincar e dançar são algumas das opções que podem ajudar a manter o corpo mais ativo.

Por meio da atividade física, o corpo libera endorfina, um hormônio que proporciona sensações de bem-estar e relaxamento. Também é possível que ocorra o aumento da produção de neurotransmissores, substâncias que ajudam a regular o humor e o estado de alerta.


A atividade física também é importante para a saúde óssea e muscular. Por meio da atividade física, é possível aumentar a massa óssea e muscular, além de melhorar a coordenação e equilíbrio.


Para obter os benefícios da atividade física, é importante que se escolha uma atividade que seja adequada ao nível de condicionamento físico. Além disso, é importante iniciar a atividade física de forma gradual, aumentando a intensidade e a duração aos poucos.

E como os exercícios físicos podem ajudar a saúde mental?


Os exercícios físicos podem ajudar a saúde mental de várias maneiras. Eles aliviam o estresse, aumentam o bem-estar e a energia, e melhoram o humor. Além de combater a depressão, a ansiedade, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros.


Outro ponto importante é saber que as atividades físicas são analgésicos não-farmacológicos. Com eles, o corpo libera endorfinas - os famosos “hormônios da felicidade” - que produzem sensações de bem-estar, euforia e diminuem a dor.


No combate aos transtornos mentais, a produção de substâncias benéficas para o organismo é o resultado mais importante para quem utiliza os exercícios físicos, como apoio para o tratamento deste tipo de doença.

Não esqueça de combinar atividade física com alimentação saudável


Você já entendeu que a prática de exercícios físicos é fundamental para melhorar o condicionamento físico e a saúde mental. Mas, de nada adianta iniciar esse ciclo sem uma alimentação balanceada, não é mesmo?


Além das atividades físicas, viver com qualidade exige prática e alimentação equilibrada. Por outro lado, a rotina intensa e o stress fazem com que o ser humano se desvie destes princípios e realize escolhas erradas durante o processo.


Acesse o nosso blog para entender a importância da atividade física alinhada a alimentação saudável.


Conte com a ajuda do Clube da Nutricionista


Se você está procurando formas de melhorar a sua saúde física e mental aliadas a uma alimentação saudável, o Clube da Nutricionista é a parceria certa. Venha fazer o seu acompanhamento personalizado com a gente!


Solicite atendimento pelo site.




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page