No cenário atual, muito se tem debatido sobre duas doenças que vem assolando a população brasileira: Ansiedade e Depressão. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), aproximadamente 5,8% dos indivíduos sofrem com depressão e, consequentemente, a ansiedade. A alimentação vem como chave para ajudar no combate dessas doenças, visto que alguns alimentos influenciam na produtividade, vitalidade e na saúde mental.
Conhece a serotonina?
A serotonina é um neurotransmissor e sua transmissão com respostas inadequadas pelo cérebro pode se associar com a ansiedade e a irritabilidade. Alimentos ricos em Proteínas, como peixe, são fontes que ajudam na captação desse neurotransmissor. Dessa maneira, nota-se a importância dessa alimentação saudável no controle da depressão e ansiedade.
Alimentos que ajudam no controle
Dentro desses alimentos, consumir fibra é de suma importância para esse controle, visto que é um tipo de carboidrato complexo, dessa maneira, permite um bom funcionamento do nosso intestino, garantindo, o equilíbrio. Haja vista que manter o funcionamento adequado da flora intestinal ajuda na produção da serotonina.
As folhas verdes bem como as oleaginosas são ricas em zinco, complexo B e magnésio, assim, melhorando o humor e controlando a ansiedade.
Alimentos que devem ser evitados:
Cafeína;
Álcool;
Carboidratos refinados;
Alimentos industrializados, como salsicha, biscoitos de pacote, salgadinhos, etc.
Alimentos altamente processado.
Esses alimentos elevam a taxa de açúcar no sangue, aumentando a irritação intestinal. Desse modo, manter uma alimentação saudável é importante para garantir esse equilíbrio chamado mente-corpo. Buscar um profissional da área da saúde é uma solução plausível para essas situações e, assim, garantir a saúde e bem-estar do indivíduo.
Baixe nosso e-book Lanches Saudáveis e aproveite para equilibrar sua flora intestinal com muitas receitas e dicas saudáveis.
Comments