Reeducação alimentar x Dieta
- Thayana Albuquerque Kirchhoff
- 9 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Reeducação alimentar e dieta são duas coisas que se complementam, e mesmo que a dieta seja bem mais conhecida, ela e a reeducação alimentar são muitas vezes confundidas pelas pessoas que querem emagrecer e ter uma vida mais saudável.
Afinal, o que é essa tal de reeducação alimentar e por que você deveria se importar com isso? Neste post, vamos responder essa pergunta, então continue lendo para descobrir!

O que é dieta e o que é reeducação alimentar?
As dietas são basicamente uma rotina de alimentação — o que você vai poder comer e o que não vai — geralmente passadas por um nutricionista que vai analisar cada pessoa individualmente.
É verdade que existem infinitas “dietas milagrosas” por aí, prometendo ajudar a perder muito peso em pouco tempo. Mas essas dietas geralmente servem para grupos específicos de pessoas, como pessoas intolerantes a glúten ou a lactose, e não para a maioria das pessoas. Por isso, elas muito provavelmente não vão lhe ajudar a longo prazo.
Já a reeducação alimentar se concentra nos hábitos alimentares saudáveis. Todos nós já temos hábitos com a comida, como o que comer na hora do almoço, ou o que comemos na hora do lanche, ou ainda o que comer nas festas e datas comemorativas.
A reeducação alimentar existe para nos ajudar a entender como criar hábitos alimentares mais saudáveis, e a saber mais sobre o que comemos e como esses alimentos funcionam no nosso corpo.
Qual a principal diferença entre reeducação alimentar e dieta?
Enquanto as dietas são sobre o que pode e o que não pode comer, a reeducação alimentar é mais sobre entender e controlar o que comemos.
De forma simples, as dietas são sobre proibições e permissões, como “não comer tal alimento por tanto tempo”. Já a reeducação alimentar, como o próprio nome já diz, é educarmos a nós mesmos sobre os bons hábitos alimentares.
Já que a reeducação alimentar incentiva o controle, ela dá bem mais liberdade com os alimentos para a pessoa do que muitas dietas.
Por exemplo, a pessoa que está se reeducando ainda vai poder comer um chocolate, uma fatia de pizza ou um hambúrguer de vez em quando, e não vai ficar se culpando por isso.
A diferença é que essa pessoa vai saber quando comer, e qual a quantidade ideal de cada coisa para continuar saudável. É esse tipo de liberdade que a reeducação alimentar dá para as pessoas que querem emagrecer e continuar saudáveis.
Qual a melhor estratégia para emagrecer?
Se o seu objetivo é emagrecer, ter mais saúde e mais energia, a dica aqui é que você se concentre na reeducação alimentar primeiro.
É ela que vai lhe ensinar como escolher melhor os seus alimentos e como fazer mudanças mais constantes na sua alimentação, sem cortar nada.
Pode até ser que alguma “dieta milagrosa” da internet lhe ajude a perder peso rapidamente, mas o dano que essa dieta vai causar ao corpo e o provável efeito sanfona — que lhe faz ganhar mais peso do que você perdeu — não são bons nem para você nem para sua saúde.
O melhor é fazer mudanças saudáveis aos poucos, com a ajuda de um profissional nutricionista, e aí você vai conseguir emagrecer e, mais importante, continuar assim.
E você, quer ter o acompanhamento de um profissional nutricionista para começar sua reeducação alimentar ainda esse mês? Se sim, temos uma ótima notícia!
O Clube do Nutricionista tem nutricionistas perto de você, prontos para ajudar na sua jornada de conhecimento e alimentação.
Você pode nos mandar uma mensagem diretamente no whatsapp da unidade mais próxima clicando aqui. Vamos ter o prazer de responder a todas as suas dúvidas por lá!
Comments